quarta-feira, abril 22, 2009

Legislação da boa

Diz o povo, e muito bem, que a pressa é inimiga da perfeição. Como é óbvio, dá barretadas destas:



Acho que podemos juntar incompetência legislativa à extensa lista destes senhores. A proposta de lei, sobre o levantamento do sigilo bancário, tem menos de um mês e já precisa de ser revista. O PS precisa de um parceiro à Esquerda. Alguém se oferece?


terça-feira, abril 14, 2009

Boa ideia, má execução

O Público lançou, em Março, um blogue sobre as eleições que irão ocorrer este ano. A iniciativa é de louvar, porém, penso que peca um pouco por excesso. São mais de 30 autores a mandar postas de pescada. Além das assimetrias (o mais activo fez 30 posts, os menos activos têm um), a quantidade incrível de informação produzida dificulta a leitura e cansa o leitor. Só para terem uma ideia, estamos a 14 de Abril e o número de posts, para este mês, já vai em 232. Esqueçam o debate. O sinal mais claro de que a participação dos leitores está a ser desincentivada são, exactamente, os parcos comentários que o blogue tem.

O prestígio dos autores deve atrair uma massa considerável de leitores. Também ajuda o facto de, muitos deles, divulgarem o espaço através de blogues bastante frequentados.
Infelizmente, não há nenhuma forma clara de aferir o número de visitas, para perceber se este projecto está a ter sucesso. Espero que não caiam no erro de transformar aquilo numa sala cheia de papelada que ninguém tem paciência para ler. A ver vamos, já dizia o ceguinho.

sábado, abril 11, 2009

União Europeia e Democracia I

Durante uma conversa com este sujeito (que anda a apanhar os tiques do Rocha em estar sempre a mudar os templates...), tive a ideia de lançar uma discussão acerca da União Europeia e se esta é, ou não, uma instituição democrática. Dou de barato a minha opinião: não é. Mas desengane-se quem pensa que esta é uma opinião moralista. Não me importo que a UE não seja uma instituição democrática. Apenas me incomoda o falso rótulo.

Antes de começar a descrever as várias razões com que formei o meu juízo, queria deixar um excerto de um texto do Gabriel Alves, do Blasfémias, sobre o assunto:
Por outro lado, aos deputados cabe apenas concordar ou não com tal escolha. Em caso negativo terão de aguardar por outro candidato escolhido pelo Conselho Europeu. Portanto, recomenda-se que alguns candidatos estudem e aprendam como funciona a UE e não se ponham a sonhar com coisas inexistentes, como seja a de manifestarem desejos de apresentarem o «seu» candidato. Fica um bocado mal tal insistir em tal disparate.»

Próximo post: os órgãos de soberania da UE.

terça-feira, abril 07, 2009

O Grande Chefão

Os bons velhos tempos do nosso querido ex-presidente da República Mário Soares: um currículo invejável!

PS: A ligação leva ao download de um documento em word. Uma aventura apenas equiparável às travessuras de Alice no País das Maravilhas.


Para não variar

Sobre as eleições para o Parlamento Europeu:
«No entanto, o partido respeita opiniões diferentes entre os candidatos ao Parlamento Europeu e vai impor a liberdade de voto, disse à TSF o porta-voz do partido.»

Via TSF.

quinta-feira, abril 02, 2009

Upgrade no Blasfémias

O blogue Blasfémias "contratou" Paulo Morais, ex-vice-presidente e vereador para o Urbanismo na Câmara Municipal do Porto, para o seu plantel. Excelente aquisição. Já referenciei as suas crónicas, no JN, umas 2 ou 3 vezes. Altamente recomendado.