quarta-feira, abril 14, 2010

Cultura Portuguesa e a Internet II

Depois de andarem aqui e aqui a dizer que o desenrascanço é um atributo fundamental do portugueses, parece-me estranho que os portugueses estejam menos embrenhados na Internet do que deviam. Tendo em conta que este hábito de estar pouco preparado é dominante, este método será menos desvantajoso num meio online, onde os custos são bastante reduzidos. As empresas portuguesas deviam apostar freneticamente na Internet, criado produtos e serviços de curta duração.

Podemos considerar um exemplo perfeito deste género de produtos os jogos da Zynga para o Facebook. O Farmville acaba por ser o expoente máximo deste género, sendo o jogo mais popular. Se analisarmos atentamente este fenómeno, é fácil perceber que, em qualquer uma destas aplicações, o interesse do jogador médio deverá rondar os 6 meses, sendo que os conteúdos de cada programa se começarão a tornar extremamente redundantes e repetitivos a partir daí (Nota: Todos estes jogos funcionam na base da repetição, mas existe o ponto em que atinge a náusea e o jogador aborrece-se). O Farmville poderá ser muito prejudicado, dentro de algum tempo, devido ao motor de jogo (Flash), pois este não tem capacidade para comportar muitos elementos dinâmicos, levando a que o ambiente de jogo nas "quintas" super-populosas seja fortemente condicionado. Não quero com isto dizer que o jogo desaparecerá em pouco tempo. Apenas me parece evidente que, a menos que haja uma mudança de suporte, os jogadores mais veteranos comecem a deixar de jogar. Mesmo que isto aconteça ainda estará em crescimento durante mais um ou dois anos.

Acredito que Portugal poderia, perfeitamente, ter um ou mais pólos dedicados ao desenvolvimento de conteúdos para a Internet. O Silicon Valley português. Poderíamos chamar-lhe Campus Desenrascanço, se quisessem,. Mais sobre isto num post futuro.