sexta-feira, julho 09, 2010

Bons Argumentos

Enquanto andava à procura de um gráfico, que representasse a evolução da despesa do Estado Português ao longo dos anos, dei de caras com o blog do Movimento Anti Tradição Académica (MATA). O texto é da autoria do professor Manuel Caldeira Cabral, da Universidade do Minho.

Mas o verdadeiro entretenimento está na caixa de comentários. De um lado, Paivamix, a favor da praxe, do outro, Pedro, contra. Vejamos:

Paivamix

Isso do defender, podes ver por exemplo nas gritarias, a ver quem berra mais, é bonito de se ver por acaso.

É bonito de se ver "por acaso". Por acaso. Se trocar bonito por divertido, concordo. Imaginem um contribuinte a passar ao pé do campus e a pensar "É aqui que se estão a formar as elites de amanhã. Uma geração que teve acesso à educação e à informação como nenhuma outra, e fazem parte dos 10% da população portuguesa com formação superior. Os meus impostos estão bem entregues."

Ao aproximar-se, repara que estão 50 adultos aos gritos, a ver quem berra mais. Em que dimensão paralela é que isto é bonito de se ver?

Mas não fica por aqui.

Pedro é assertivo nas críticas ao seu adversário

“Fomos (…) cantar o hino nacional em frente ao "aqui nasceu portugal" em guimaraes. Acho que isso é um momento bonito.”

Eu não acho isto nada bonito, Acho isto um ímpeto nacionalista bacoco, com toques fascizantes. Salazar (que já foi para aqui referido várias vezes neste blog) é que sim, haveria de gostar destes comportamentos, característico de grupos do tipo Mocidade Portuguesa (MP).
Passados mais de 30 anos desde o 25 de Abril, ainda vai parar gente a Caxias sempre que se canta o hino. Certamente que este Pedro deve desconhecer as associações de escutismo, caso contrário passaria os seus tempos livres a incendiar as sedes destes fascistas.