sábado, janeiro 07, 2006

A Teoria de Tudo

Introdução

Uma das questões mais discutidas da Física dos últimos tempos é a Teoria das Cordas. Para quem não sabe, esta teoria quer unificar a física do muito grande (Teoria da Relatividade) e a física do muito pequeno (Teoria Quântica). Resumindo: estas duas teorias são contraditórias e os cientistas estão a tentar obter uma perspectiva que as englobe. A Teoria das Cordas ainda não está completa e há mesmo quem a critique.
Apesar disto considera-se que, caso se comprove, será uma das maiores descobertas científicas de sempre. Chamam-lhe “A Teoria de Tudo”. Parece-me um exagero. No caso de esta ideia ser viável, deve estar (quase) completamente comprovada por volta de 2020. Isto não vai acabar aí. Está muito longe de ser uma “Teoria de Tudo”. Pensem bem… e se pudéssemos estender esta ideia até ao limite? O nosso corpo é feito dessas mesmas partículas, o nosso cérebro inclusive. Num Universo físico, sem Vida, como era no início, surgiram os seres vivos por acidente (também há quem ache que não, mas isso é outra estória). Com a Vida surgiram questões pertinentes: porque é que ela insiste em perpetuar-se e multiplicar-se? Porque é “viciada” nisso? Talvez se não o fosse nunca tinham existido humanos, gente para se aperceber dela. E este é o tópico seguinte.
(Fim da 1ª Parte)

P.S.: Se quiserem dar a vossa opinião ou ajudar a completar este trabalho, estejam à vontade.
Também queria dizer que o que está aqui são suposições, ideias que não estão fundamentadas cientificamente, mas pretendem mostrar uma base lógica.

1 comentário:

Teorias disse...

Oi! Tava passando poraqui e achei seu blog legal. Teve um cientista que propois uma idéia de como fundir essas forças. Vou deixa o lik aqui:

Link atualizado da Teoria:

http://www.scribd.com/doc/17475666/Teoria-da-Grande-Unificacao-GUT