terça-feira, março 27, 2007

Grandes Portugueses




Ganhou o Dr. Oliveira.
Havia dúvidas?

Muito se falou e pouco se disse acerca deste concurso. Este homem ganhou as suas primeiras eleições após ter falecido, com algum mérito, diga-se de passagem. Positivo em alguns aspectos, negativo em muitos outros. Diz-se que os principais apoiantes da sua figura pertenciam às camadas mais novas (os votantes). É natural. Problemas sérios são os argumentos que justificam as suas escolhas. Este é um dos casos, tendo decorrido no blogue do meu colega Phillipe Viera. Os argumentos usados são deveras preocupantes. Ainda por cima esgrimidos por jovens... mulheres! Penso que não há melhor argumento para calar uma salazarista do que manda-la cozinhar e ir buscar os chinelos. Se bem que elas teriam problemas em discutir em blogues, provavelmente nem saberiam ler. É cada uma que se vê hoje em dia...

5 comentários:

Trivela7 disse...

Fui ao blog do Filipe e realmente akilo é so argumentos uns falíveis outros nem tanto...

"Num artigo publicado hoje pelo "Diário de Coimbra", Reis Torgal afirma que "não houve em nenhum país, como no nosso, onde a televisão tem uma enorme importância na opinião pública, o risco de um ditador ser considerado 'o maior português de sempre'".
Sublinhando a sua oposição contra o polémico programa da RTP, salienta que, neste caso, "a qualidade de 'grande português' resulta afinal de um 'voto popular', pago, tal como se elege a 'melhor canção' em medíocres festivais ou se vota a saída ou a permanência dos concorrentes nos programas 'voyeuristas' do tipo 'Big Brother'".
"Neste contexto de 'memória fabricada', corre-se o risco de Salazar ficar em primeiro lugar para gáudio e vergonha de algumas gentes deste país, que se recusa a integrar a ideia de que a História é uma ciência de verdade", refere."

Para ilustrar a minha humilde opinião fui buscar este excerto de uma crónica do Público publicada dias antes de se saber k kem tinha ganho era Salazar...

Confesso k pensei k D. Afonso Henriques iria ganhar, (se eu tivesse votado o meu voto nao ia para ele mas...)! No entanto, infelizmente ou nao, nao fikei surpreendida kd soube k Salazar ganhou...
Também axo, contudo, k nao se deve empolar esta vitoria nem tirar dela demsiadas ilações, afinal é apenas um concurso televisivo, vale o k vale!!!
xxx

Hugo Monteiro disse...

1ºEu não estou a empolar nada. Apenas acho engraçado que meninas e/ou senhoras venham aplaudir Salazar quando, no Estado Novo, as mulheres tinham muito menos direitos, ao nível da educação e da independência dos maridos, só para citar alguns.

2ºA História é uma ciência de Verdade? Essa também está boa. A Verdade é muito subjectiva, pelo que me parece...

E, já agora, é mesmo Phillipe, não Filipe...

Trivela7 disse...

Tem calma!!
Eu não me estavca a referir a ti quando falei do "empolar", estava a falar do k mt k s tem falado por aí. E eu conccordo ctg, de facto as mulheres no tempo de Salazar nao tinham direitos praticamente nenhuns!!
Eu acho mesmo k a historia é uma ciência de verdade, mas isso sou eu...
A Luísa tb m dise k tinha escrito mal mas já tinha postado...
xxx

Hugo Monteiro disse...

Há muitas verdades, depende da perspectiva de cada um.

Hugo Freitas disse...

Ah pois é