quinta-feira, agosto 16, 2007

Raciocinar não custa assim tanto

Terminadas as férias, deparo com uma mini-entrevista brilhante na NS' (Notícias Sábado) de 21 de Julho:

Entrevistado: Manuel Pinto Coelho, Médico, Presidente da Associação para um Portugal Livre de Drogas

O presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência afirmou não ter objecções à legalização da marijuana para fins terapêuticos. Quer comentar?

O dr. João Goulão vai contra as intenções das Nações Unidas e dos países que assinaram as convenções em que se defende para não se ir por aí. A introdução do tratamento com marijuana é um cavalo de Tróia para que esta seja aceite como droga.

Um meio para chegar ao fim?

É uma táctica. Quem se bate pela terapêutica da "cannabis" é quem a pretende legalizada. Novos dados mostram que a percentagem de tetrahidrocanabinol (THC) na marijuana aumentou de 3 para 20 por cento. Estima-se que em 2010 um terço dos doentes com esquizofrenia o sejam devido à marijuana que o dr. João Goulão defende.

A marijuana pode ou não ser útil no tratamento de várias doenças?

Pode ser usada, mas há outras substâncias que também o podem ser. O princípio activo da marijuana, o THC, é comercializado em vários países, mas não em Portugal. Fumar um charro para tratar estas doenças é a mesma coisa que um doente com uma infecção comer um pão com bolor em vez de procurar um antibiótico.

Como se controla o consumo?

Portugal tem uma taxa de abandono escolar de 40 por cento. Não tenho dúvidas de que a marijuana tem um papel nisso: dois terços da população escolar consomem este tipo de substâncias.


Na mesma linha da entrevista feita ao ministro da Saúde, vemos mais um caso típico da argumentação "porque sim". A última resposta é qualquer coisa de extraordinário. Não só responde a alhos com bugalhos como utiliza uma ligação lógica duvidosa. Não será mais coerente pensar que o abandono escolar existe porque os métodos de ensino e pessoas envolventes no processo (consciência dos pais, pessoal docente, condições dos estabelecimentos de ensino) serem péssimos? Viva a demagogia.

1 comentário:

NJRT disse...

nunca mais acaba o Verão, 'tou farto de aturar turistas, p'ra ñ dizer palecos.

Abraço