«I never meant to say that the Conservatives are generally stupid. I meant to say that stupid people are generally Conservative. I believe that is so obviously and universally admitted a principle that I hardly think any gentleman will deny it.»
Letter to the Conservative MP, Sir John Pakington (March 1866)
Recordando alguns dos nossos livros de cabeceira em 2024
-
[image: eu.jpeg]
Eu
[image: jpt.jpeg]
José Pimentel Teixeira
[image: dulce.jpeg]
Maria Dulce Fernandes
[image: ana cb.jpg]
Ana CB
[image: sac.jpeg]...
Há 10 horas
5 comentários:
hmm...não sei qual o conservadorismo que criticas, mas se é o mesmo que é praticado pelos americanos então és capaz de estar a cair num paradoxo. Defendes a ausência do Estado em sectores variados da sociedade para que estes sejam entregues aos privados. Semelhantes são as directivas económicas dos conservadores. Além de que defendem a ferro e fogo o sistema capitalista e o seu fortalecimento.
O que conheço de ti que não é conservador(pelo menos do ponto de vista americano)é a descrença em Deus. Não creio que isso faça de ti um liberal(do ponto de vista americano), apenas um ateu.
É perigosa a discussão religiosa na política. Estar a julgar a capacidade de discernimento de um homem através das suas crenças religiosas não tem lógica, além de que enquanto se discute a existência ou não de uma figura divina, deixa-se passar ao lado temas importantes como a economia e o estado deplorável em que se encontram as sociedades actuais. Não é tanto o facto de que existe gente pobre, mas que este seja um assunto relativizado.
Algo me diz que é este tipo de discussão política que leva a UE aprove o horário de trabalho semanal para 65 horas e ninguém diga nada em relação a isso.
Nélson, estás outra vez a fazer confusão. O liberalismo está relacionado com a igualdade de direitos e com a convicção que a Democracia e a Liberdade são valores a defender. Mill viveu numa época diferente da nossa, em que existia escravatura e discriminação legislativa contra certos grupos sociais. Esses americanos de que falas são neo-conservadores que são, simultaneamente, de direita (a nível económico) e conservadores (em questões sociais como o aborto, os direitos dos homossexuais, a investigação com células estaminais, o ensino do Criacionismo nas escolas públicas, etc). Não mistures as coisas.
erros meus, má fortuna.
Bom apontamento do blog, não é todos os dias que se revisitam antigos autores.
EStou a ler dois livros dele. Muito bons, mesmo.
Abraço.
Os tais conservadores norte-americanos julgo que sejam os republicanos. Mas os republicanos acolhem não só os conservadores, como também os neo-conservadores (que devem ser de quem estava o njrt a falar) e grande parte dos liberais.
Enviar um comentário