segunda-feira, março 16, 2009

Esta doeu

"Portugal tem sido ultrapassado por muitos países de Leste cuja juventude leu Mises e Hayek, em vez de Marx, Lenine e Mao."

Esta frase deve estar a queimar muitas orelhas por aí. Ainda assim, antigamente, liam as obras. Hoje é mais ideologia versão t-shirt do Che Guevara.

6 comentários:

Anónimo disse...

hmmm nao acho

Rui Afonso disse...

Tiro certeiro. Por uma vez. :)

Abraço

NJRT disse...

Não sabes mesmo o que é Marx e Lenine. Já de Mao não te sei dizer o que pensava, mas não são preciso dois dedos de testa para verificar que nenhum dos pensamentos dos três ideólogos comunistas que referiste foi tomado como modelo económico ou sequer social. Quem se dignar a ver sem assombros a história dos países que embarcaram num caminho socialista em direcção ao comunismo e a história de Portugal desde o PREC, poucas ou nenhumas semelhanças existem.

Já agora...esses tais países de leste não são aqueles que agora estão a pedinchar a este lado da Europa pra lhes salvarem a economia das ruínas que esta crise causou?

Hugo Monteiro disse...

"Quem se dignar a ver sem assombros a história dos países que embarcaram num caminho socialista em direcção ao comunismo e a história de Portugal desde o PREC, poucas ou nenhumas semelhanças existem."

A questão aqui não é a implementação desses sistemas sociais. São os princípios, a forma como se vê o mundo. De qualquer das formas, não se consegue implementar o inimplementável.

"Já agora...esses tais países de leste não são aqueles que agora estão a pedinchar a este lado da Europa pra lhes salvarem a economia das ruínas que esta crise causou?"


Claro. E vê lá tu que, mesmo assim, vão continuar a passar-nos à frente.

NJRT disse...

Mas quais princípios? A classe trabalhadora é a classe dominante nos sistemas capitalistas ou é o patronato? Isso é o comunismo, quando os trabalhadores tomam as rédeas dos meios de produção e do aparelho estatal, tudo o resto, acredita, são sociais-democracias e afins. Não compares Lenin e Marx aos políticos moderados e centristas, que foram entregando o que é do povo ao Capital.

É inemplementável enquanto a classe patronal estiver no poder.

To be continued...

Anónimo disse...

interessante como abordas o tema em questão. acho que consegues partilhar o que pensas de uma maneira muito correcta e precisa. gostei especialmente da terceira frase. chama a atenção pelo significado genial que lhe atribuis ao escrever tamanha intelectualidade.

http://qatch.wordpress.com/
http://qatch.wordpress.com/
http://qatch.wordpress.com/
http://qatch.wordpress.com/
http://qatch.wordpress.com/
http://qatch.wordpress.com/
http://qatch.wordpress.com/