terça-feira, abril 14, 2009

Boa ideia, má execução

O Público lançou, em Março, um blogue sobre as eleições que irão ocorrer este ano. A iniciativa é de louvar, porém, penso que peca um pouco por excesso. São mais de 30 autores a mandar postas de pescada. Além das assimetrias (o mais activo fez 30 posts, os menos activos têm um), a quantidade incrível de informação produzida dificulta a leitura e cansa o leitor. Só para terem uma ideia, estamos a 14 de Abril e o número de posts, para este mês, já vai em 232. Esqueçam o debate. O sinal mais claro de que a participação dos leitores está a ser desincentivada são, exactamente, os parcos comentários que o blogue tem.

O prestígio dos autores deve atrair uma massa considerável de leitores. Também ajuda o facto de, muitos deles, divulgarem o espaço através de blogues bastante frequentados.
Infelizmente, não há nenhuma forma clara de aferir o número de visitas, para perceber se este projecto está a ter sucesso. Espero que não caiam no erro de transformar aquilo numa sala cheia de papelada que ninguém tem paciência para ler. A ver vamos, já dizia o ceguinho.

2 comentários:

johze disse...

Concordo! É impossível acompanhar o blogue.

Tiago Laranjeiro disse...

É esse um dos problemas dos blogues colectivos...