quarta-feira, agosto 26, 2009

Absolutamente Surpreendente

Pela primeira vez em anos (décadas?) li algo com nexo escrito por Mário Soares. Transcrevo:

A entrevista que a dra. Manuela Ferreira Leite concedeu à RTP1, que vi e ouvi com a maior atenção, constituiu, para mim, uma profunda decepção. Não esperava muito, confesso, dadas as intervenções que tem feito, desde que é líder do PSD. Mas foi pior do que supunha. De uma banalidade que, algumas vezes, roçou o patético.
Só falou dela própria. É uma pessoa séria, decidida, que tem o culto da verdade, que só faz o que deve e não abre concessões para ninguém, sejam amigos ou não. Já o sabíamos. Mas tudo isto é o pressuposto para qualquer político, que tenha princípios éticos e não seja um oportunista. Não precisava, portanto, de o dizer, muito menos tê-lo dito à saciedade. Seria mais subtil - e ficar-lhe-ia com certeza melhor - se mandasse dizer a outrem todos os auto-elogios com que entendeu dever mimosear-se...


Este texto diz muito sobre o estado da política. Quando o maior trunfo empunhado por um político, como é o caso, é ser sério ou honesto, atingimos o zero absoluto. Tal como diz Mário Soares, estas qualidades deviam ser características omnipresentes na classe política, e não aparecer em casos de excepção. Ironicamente, estas são qualidades de que o Dr. Mário Soares carece. Mas a Vida é cheia destas graças.

4 comentários:

Catarina disse...

Vida é com v minusculo?

Tenho reparado que o teu blog tem carecido de comentários ultimamente! :D

Hugo Monteiro disse...

O trafego de um site vê-se pelas visitas, não pelos comentários, pá... :P

NJRT disse...

Ó Hugo, admite lá, o que o teu blogue precisa é de um "comuna da casa" que aqueça as conversas :p

Hugo Monteiro disse...

Admito que o meu blogue precisa de um comuna da casa que aqueça as conversas.