segunda-feira, agosto 10, 2009

Public Enemies



Vou ser frontal: este filme é fraco. Apesar da excelente prestação dos actores, o guionista terá feito um mau trabalho. Péssimo, se imaginarmos o potencial que esta história poderia ter.

O principal problema do enredo passa pela pouca atenção dada às personagens, sendo este fenómeno mais evidente nos protagonistas da história. Muito mais poderia ser mostrado da história das personagens, numa tentativa de criar empatia entre elas e os espectadores. Dei por mim, aproximadamente a meio do filme, a não ligar patavina ao que acontecia às personagens, esperando, em vão, que se sucedesse algo de cativante

Michael Mann não desilude nas cenas de acção, pecando, apenas, quando utiliza o seu estilo tão característico de filmagem em situações mais calmas, onde o balouçar da câmara induz a pouco mais que a dor de cabeça. O efeito é, contudo, estranho. Certas imagens "outdoors" pareciam saídas de uma qualquer telenovela brasileira, algures no meio da Amazónia.

Resumidamente, o filme não passa de meia dúzia de assaltos a bancos e de ocorrências na vida de John Dillinger, Billie Frechette e Melvin Purvis, vagas e desconexas. Apesar da componente histórica, relacionada com a fundação do FBI, estar mais ou menos bem conseguida, é insuficiente para agarrar a atenção.Apenas o final da narrativa poderá despertar algum interesse pela forma como é apresentado, mas, como já foi dito por outro crítico, já chega tarde demais.

O filme mais aborrecido que vi nos últimos anos, apenas ultrapassado pela nulidade que foi o último filme dos Ficheiros Secretos. Recomendado a quem sofre de insónias.


4 comentários:

PR disse...

Também achei o filme um bocado desapontante. Os actores são bons (o "Batman-Bale" faz bem o papel de durão...) mas há qualquer coisa que falha ali no meio. Podia ter sido um excelente filme; foi apenas um filme razoável. Muito talento desperdiçado...

P.S.- E claro, aqueles planos giratórios... fónix...

Catarina disse...

Quando vir o filme vou fazer um comentario que te vai deixar com o rabo entre as pernas!

Hugo Monteiro disse...

Not gonna happen xD

Trivela7 disse...

Gostei do filme, mas esperava muito mais. Tão bons actores, uma história que prometia, mas faltou alguma coisa, ou melhor, muita coisa!