sexta-feira, novembro 06, 2009

Efeméride

É absolutamente inacreditável aquilo que acabo de ler no blogue do Tiago Laranjeiro. O editorial do Avante reflecte o Alzheimer que afecta certos quadrantes do PCP. Coisas como "E enquanto o povo soviético resistia heroicamente à invasão nazi - e mais de vinte milhões de homens, mulheres e jovens morriam pela liberdade de toda a humanidade, pela democracia e pela defesa da paz - os EUA e a Inglaterra esperavam para ver quem seria o vencedor… e só entrariam na guerra quando se tornou evidente que o Exército Vermelho estava em condições de, por si só, libertar toda a Europa e esmagar o nazismo" levam a crer que o autor do texto sofre de distúrbios graves, sendo que o primeiro negrito não passará, certamente, de uma piada, e o segundo de uma mentira descarada.

Mas graça (desgraça?) maior vem no seguinte parágrafo:

A derrota do socialismo, com o desaparecimento da União Soviética e da comunidade socialista do Leste da Europa, constituiu uma tragédia, não apenas para os povos desses países mas para toda a humanidade: com o capitalismo dominante, o mundo é, hoje, menos democrático, menos livre, menos justo, menos fraterno, menos solidário, menos pacífico.
Não sei o que os mais de 70 milhões de mortos da ditadura soviética e chinesa diriam sobre este assunto, mas aposto que estão a revirar nas suas valas comuns.

2 comentários:

Tiago Laranjeiro disse...

Oh Hugo, o capitalismo anda a cegar-te. Deixas-te ir pela parcialidade da História oficial e oficiosa e subvalorizas, aliás desprezas, o esforço feito por todas as Nações sob a égide soviética que se uniram para enfrentarem um inimigo da Humanidade. Os 20 milhões de que falas estão claramente inflacionados; as baixas que houve foram as necessárias para a renovação da Humanidade no caminho do socialismo, eram aqueles que estavam irremediavelmente perdidos do rumo da História. Aliás, se alguma coisa nos ensina a actual crise económica (eu diria que crise social) é que o capitalismo é uma realidade pertencente ao passado. As desigualdades que resultam do dito sistema de mercado foram agora postas em evidência: aqueles que quase tudo tinham e nunca lhes era suficiente e a esmagadora maioria oprimida que lhes alimentava os caprichos de uns milhões de euros a mais.

O comunismo como verdadeiro caminho para o socialismo continua hoje tão verdadeiro como ontem ou como há 92 anos. Há que perseverar na luta pela solidariedade e igualdade entre os Homens. O socialismo vencerá!

;)

Cataplana de Marisco disse...

Homem actualiza isto q ja ta a cheirar a mofo