segunda-feira, novembro 26, 2007

Discriminação

Ainda com o caso do cozinheiro seropositivo em mente, deparo com o seguinte anúncio publicitário:


Texto: Tu és Hetero? Regista-te em: www.orgulhohetero.com


Encontrei várias imagens destas, incluindo uma "inversa" (uma mulher e vários homens), no Metro do Porto, na passada sexta-feira, dia 23. Hoje, dia 26, na aula de Relações Públicas, falou-se na remoção desta publicidade devido a uma queixa junto do ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade). Como não podia deixar de ser, movimentos apoiantes da causa Lésbica, Gay, Bisexual e Transexual (LGBT) e o "eterno" Bloco de Esquerda já apontaram baterias, dispararando sem misericórdia.

Não me parece que tenha sido caso para isso, apesar desta campanha alternativa dar para rir um bocado. Acho que houve um mal entendido. A campanha da Tagus peca num aspecto crucial: é má. Como estudante de comunicação, fiquei embasbacado quando vi o cartaz. Pensei logo: "Estes tipos estão doidos? Devem querer arranjar sarilhos, querem ver...".

Não tardaram a dar-me razão. Se eu, aprendiz de feiticeiro na área, consigo perceber que a estratégia de comunicação é fraca, supus que uma agência profissional também fosse capaz disso. Muito me tenho iludido nestes dias... Não só fizeram esta porcaria (a cerveja também não é grande coisa, note-se), como conseguiram impingi-la à Tagus. Devem ter um dom qualquer para encontrar e vigarizar empresários pouco inteligentes, às tantas.

Mas a história não fica por aqui. Dentro de uma das carruagens do Metro do Porto, encontrei a seguinte mensagem, no meio das instruções de utilização do serviço:

Algumas pessoas abusam da bondade e generosidade, por isso no caso de verificar certos cidadãos a pedir nas instalações do Metro do Porto não contribua, de forma a prestarmos um serviço melhor.

Muito engraçado. E que tal acrescentar "dêem-lhes pontapés?".
Ficam duas dúvidas: será que o Metro do Porto pode pôr este tipo de indicações? E, já agora, cidadãos a pedir o quê? Podem ser informações...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu nao percebo os gays...tanta coisa com a Tagus e metem coisas bem piores à boca.

Hugo Monteiro disse...

Ya. A Tagus servida, durante a última Magna Augusta, no Populum, à borliu, ainda era pior que a Tagus normal. E estavam lá, de facto, gays a beber... :P