quarta-feira, outubro 15, 2008

A «Direita» Esquizofrénica

O Estado Novo deixou um legado em Portugal: as ideologias políticas estão todas trocadas. Os casos mais comuns são aqueles que se dizem de Direita e são de Esquerda e os que se dizem Liberais e são Conservadores. A título de exemplo, causas fracturantes (liberalização das drogas, aborto, casamento homossexual, etc) são atribuídas à Esquerda, o que é errado. Pessoalmente, acho as definições do Political Compass bastante acertadas. É necessário substituir o binómio Esquerda-Direita pelo modelo de dois eixos que acrescenta o vertical «Liberal-Conservador». Isto acabaria com muitas ideias-feitas que circulam erradamente pelo senso-comum.

Na passada segunda-feira, deparei-me com um texto propagandístico exposto num cartaz. Como não consegui leva-lo para casa, consultei, posteriormente, um texto semelhante no site desse partido. Tentem adivinhar que partido é:

Há quem ande a fazer da nossa Pátria, uma república das bananas; um paraíso para milionários sem escrúpulos. Esses, acham-se no direito de saquear o herário público em proveito próprio. São eles, os mesmos que anunciam a falência da Segurança Social, que falam amíude em crise, que exigem sacrifícios aos portugueses...
São eles que, através das suas políticas suicídas e criminosas, privam a Pátria da posse e fruição dos seus recursos naturais. São eles que entregam de bandeja os centros de decisão. São eles que alienam os sectores estratégicos da actividade da Nação...
A eles, tanto se lhes dá o dia de amanhã, desde que no dia de hoje possam encher os seus bolsos e as suas contas bancárias!
Eles exigem sacrifícios ao seu povo – o qual dizem defender e representar – mas o que lhes importa é garantir a própria barriga cheia, a mesa farta e as mordomias todas!
Eles são completamente indiferentes e insensíveis ao futuro de Portugal e do seu povo, pois estão demasiado cheios dos seus interesses egoístas. E os exemplos de desigualdade multiplicam-se! O fosso entre ricos e pobres é uma afronta!
Agora, recentemente, para aumentar o justo sentimento de indignação e de injustiça - diante de um cenário de tantos sacrifícios exigidos ao nosso povo, de tanto desemprego, de tantas falências, de tantos ordenados ofensivos à dignidade do ser humano e à dignidade das famílias - os nossos governantes não hesitam em anunciar que se vão pagar de 4 mil a 11 mil contos – cosoante os casos – a cada um dos 84 ex-deputados da anterior legislatura, através de um “Subsídio de «Reintegração»”...
E porquê?! Será esta, uma “justa gratificação” pelo rico serviço que prestaram à Nação? Coitados dos srs. ex-deputados, que para além do “modesto” vencimento que auferiram enquanto parlamentares, precisam agora de mais esta “ajuda” para compensar as “imensas dificuldades” que terão que suportar durante os escassos dias em que não têm novo emprego de “modesto” salário.
Senhores governantes, senhores deputados e ex-deputados: a lata tem limites!
Não haverá por acaso objectivos mais úteis e justos para esse dinheiro que é de todos nós?
As referências «Pátria» e «Nação» denunciam o Partido Nacional Renovador. E, tal como suspeitava, o PNR, com uma conversa destas, é um partido de Esquerda...

3 comentários:

Riot disse...

Não me parece que seja um legado do Estado Novo ou que haja qualquer desorientação política do PNR.

O próprio Nacional-Socialismo de Hitler era profundamente anti-capitalista. Aliás, se pesquisares sobre o assunto vais perceber que o Nacional-Socialismo e o Comunismo têm inúmeras ideias em comum.

Paulo Lopes Silva disse...

conhecimento.wiki() = fail();

Hugo Monteiro disse...

riot:

Eu só referi o PNR por ser vagamente curioso. O que acho mais «castiço» é o pessoal confundir, muitas vezes, Esquerda com Direita e Liberalismo com Conservadorismo. Muitas vezes nem é feito de forma consciente.

paulo:

?!?