segunda-feira, outubro 27, 2008

Ui...

Só agora é que me apercebi do quão desastroso vai ser o Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012. O orçamento é incrivelmente reduzido e a dimensão de Guimarães comparativamente com algumas das cidades que partilharam, ou vão partilhar, o título é estrondoso. A menos que desatem a construir coisas a torto e a direito, não estou a ver como é que vamos conseguir cumprir as expectativas.

Só para ficarem com uma ideia:

4 comentários:

Samuel Silva disse...

Não concordo nada contigo. Guimarães não deve nada a Cork, Patras, Sibiu, Stravenger, Vilnius. A para a sua escala tem os equipamentos culturais suficientes para fazer uma boa CEC.

Hugo Monteiro disse...

Dessas que citas, só duas têm aproximadamente a população de Guimarães. Talvez a nossa discórdia passe pelo que deve ser uma CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA. Para mim deve ser algo em grande. E dificilmente há, em Guimarães, algo que seja simultaneamente cultural e de grande dimensão/projecção.
Tirando o Guimarães Jazz, acho...

Samuel Silva disse...

Não é só uma questão de população. Guimarães não será CEC para si própria, mas para a Europa e especialmente para a região Norte de Portugal/Galiza. A nossa geografia benefecia-nos.
Ao Guimarães Jazz juntava os encontros internacionais de música. E há coisas que estão a crescer a pensar na CEC: o festival Manta, o Teatro Oficina.
Não concordo nada com a tua ideia de "começar a contruir coisas a torto e a direito". Seria ruinoso, tanto do ponto de vista financeiro como da sua utilização pos-2012.

Hugo Monteiro disse...

Sinceramente, com a vontade política que por aí anda, Guimarães CEC vai ser mais um daqueles eventos incha, desincha e passa. Espero estar enganado.