quarta-feira, janeiro 07, 2009

Recomendado III

Sobre o quão ridiculamente esbanjador o Estado Português é, no JN:

Os cerca de sete mil milhões de euros que o Governo gasta, por exemplo, no ensino Pré-escolar, Básico e Secundário - 700 euros per capita, aproximadamente três mil por família - não têm o equivalente retorno no que diz respeito à qualidade de ensino. Nem por lá perto! O cúmulo dos cúmulos é mesmo o custo anual por aluno: quase cinco mil euros!!!

Nem o apoio na saúde corresponde, de forma alguma, aos oito mil milhões de euros de gastos anuais. Alguém acredita que cada português usufrui, em média, de cerca de oitocentos euros em cuidados de saúde?

Ou seja, os gastos públicos em educação dariam para matricular todos os alunos em colégios privados e o que se esbanja em saúde pagaria qualquer das melhores apólices de seguros.


Paulo Morais


4 comentários:

NJRT disse...

Os liberais enquanto não virem a saúde e o ensino (tal como tudo o resto) nas mãos de uma elite, não descansa.

Força, que as vossas convicções hão-de trair quem confia em vós e beneficiar quem vos ilude.

Já agora...reparaste no barrote que é o "sofisticado" sistema de saúde norte americano?

E imagina meteres os filhos de famílias pobres em colégios e escolas privadas e vem-me falar depois de eficiência e resultados.

Hugo Monteiro disse...

Nélson, estou a ver que gostas que haja gente a ir buscar dinheiro às tuas poupanças e a esbanje de forma idiota. Aqui nem se fala em liberalizar coisa nenhum. Só diz o quão idiotamente se gasta o dinheiro dos contribuintes.

NJRT disse...

Concordo com o gasto inteligente dos érario público, não acho que entregar as funções do Estado ao Mercado seja a opção a tomar.

No mercado, a lógica não é prestar serviços universais, é ter lucro.

O que é preciso é ter em atenção os administradores dos hospitais e das escolas e gastos que existem para além do estritamente necessário a um sistema de saúde e escolar universal e gratuito.

Hugo Monteiro disse...

Sugiro pôr robôs a tomar conta dos serviços universais e gratuitos. Como se tem visto, com gente não vamos lá.