quarta-feira, dezembro 24, 2008

Recomendado II

Sobre o TGV, no JN:

O TGV, que se anuncia, é talvez o investimento público mais estúpido de toda a história do nosso país. O enorme espírito de Natal dos portugueses, associado aos seus tradicionais brandos costumes, não chega para tolerar tão enorme disparate.
(...)
O investimento não é amortizável e, apesar da (pífia) comparticipação de fundos europeus, irá comprometer os impostos de três gerações. Além de que a exploração comercial deste comboio será deficitária, como já o é em todos os países e todas as linhas - com uma única excepção, no Japão.(...)

Por último, o TGV não incorpora benefícios de ordem social. A maioria dos cidadãos nunca utilizará este transporte de ricos, que será pago pelos impostos dos pobres.Então, para que serve? Para que Portugal não fique arredado das rotas do desenvolvimento, como nos querem fazer crer? Este é o mais falacioso dos argumentos. Se o TGV gera riqueza, então por que razão os países com os mais elevados índices de desenvolvimento humano - a Noruega, a Suécia, a Irlanda, ou até a Austrália e o Canadá - não têm alta velocidade ferroviária?
Paulo Morais 

2 comentários:

NJRT disse...

Estou em toda a linha de acordo com este texto. Os investimentos públicos a serem feitos, têm de algum modo trazer reais benefícios às populações e serem minimamente sustentáveis.

Mesmo neste sector dos transportes, acho que o dinheiro utilizado para o TGV até teria muito melhor uso na requalificação e modernização da estrutura ferroviária já existente. Mas isto é apenas um exemplo.

Hugo Monteiro disse...

Concordo plenamente. A gastar dinheiro, ao menos que seja em serviços que o pessoal use mesmo.