domingo, maio 10, 2009

Da Argumentação II

Dei por mim a ver o Eixo do Mal, na SIC Notícias. Atónito, descobri que o Daniel Oliveira é fervoroso apoiante de touradas(!). Até aqui tudo bem. Depois descambou. Porquê? Porque se deve defender as touradas visto que são "uma tradição e já existem há milhares de anos". Ninguém se insurgiu na mesa.

Portugal não é, propriamente, um dos sítios com mais respeito pela argumentação. Experimentem discutir qualquer assunto minimamente sério, à mesa, com a família, num Domingo. Recomendo o uso de capacetes.

Infelizmente, este mau hábito chega até aos programas televisivos e às figuras públicas que neles participam, passando daí para os incautos espectadores. Ora, dizer que algo é tradição e que já existe há muito tempo, para começar, é uma e a mesma coisa. Aliás, é tradição precisamente porque é um costume passado de geração em geração, necessitando de um espaço alargado de tempo para se enraizar nos costumes.

Mas o maior problema nem sequer está aqui. Daniel Oliveira não usou um único argumento válido para defender as touradas. Outras "instituições sociais" duraram muitos mais anos e foram extintas na mesma. Só a título de exemplo, a escravatura e, antes desta, o canibalismo. Depois há toda uma panóplia de coisas que vão desde queimar hereges em fogueiras, até dizer que uma mulher que perca a virgindade, antes do casamento, foi desonrada. Daí não perceber o que é que o facto de algo ser tradição ter a ver com a manutenção da mesma.
Mas é sempre bom saber que os cronistas da nossa praça continuam em forma para educar o povo.

Sem comentários: