segunda-feira, julho 27, 2009

Inanidades

Discuti, aqui, com o Rui Afonso, a (im)pertinência destes três blogues: Simplex (PS), Jamais (PSD), Rua Direita (CDS).

A minha visão pessimista resulta de vários sintomas que já se evidenciam. O Simplex foi uma das bandeiras do governo PS, resultando em algumas boas ideias e umas outras tantas que não passaram de declarações de intenções. Eu aconselharia um nome mais neutro para um blog deste género. Este tipo de rótulo dá logo um ar de seguidismo partidário acrítico, que vai acabar por ser, na minha opinião, o tipo de contribuição deste blogue.

O Jamais, do título ao template, é uma anedota. É um blogue típico da oposição. O que me preocupa é que costumava associar este estilo ao BE, recheado de folclore circence, que é como quem diz "palhaçada". O Jamais é o espelho do PSD enquanto oposição: muito riso, pouco sizo. O blogue volta-se mais para a caricaturização do governo, em vez de apresentar propostas. A política portuguesa atingiu o patamar mental de uma pré-primária.

O Rua Direita, francamente, ainda não percebi bem o que é. Ao contrário dos outros dois, ainda só lá tem um único post, publicado ontem à noite. É claro que o excesso de conteúdos pode ser algo prejudicial à discussão, como referi aqui, mas convém não perder o comboio. De qualquer das formas, o debate é a menor preocupação de todos estes senhores.

A nível técnico só posso demonstrar repúdio, pois o alojador de blogs do Sapo é das piores coisinhas que por aí anda.

Debater implica admitir erros próprios, rever, melhorar e descartar conceitos, dar espaço de opinião aos opositores, ser aberto a novas ideias. Nada disto irá acontecer. No máximo, vão apenas apontar algum erro, mero detalhe, na campanha dos candidatos que apoiam, para darem uma ideia de isenção, estilo "uma no cravo, outra na ferradura".

Sinceramente, parece-me tudo um exercício de masturbação intelectual, tão cara às nossas elites de políticos e treinadores de bancada. Se cada um contribuísse no seu blogue próprio, o resultado seria mais satisfatório. Mas posso estar enganado. Até Setembro ainda vai correr muita água debaixo da ponte. Vamos lá ver quem se afoga primeiro.

1 comentário:

PR disse...

Os blogues de apoio acabam sempre por limar as arestas das opiniões mais marginais. Não é uma coisa desejável mas é natural que acabe por acontecer.

Mas concordo que estes blogues em específico são particularmente acríticos. Ainda não vi o do CDS mas o Jamais e o Simplex estão demasiado colados aos partidos e à lenga lenga habitual.

A qualidade, essa, é baixinha. O Simplex parece-me melhor mas mais por comparação relativa. Ao lembrar-me do "Pulo do Lobo" (apoio ao Cavaco), dá-me vontade de chorar.