quinta-feira, julho 02, 2009

Recomendado VII

A Auto-Estrada da Fé ou "Como é que os partidos venderam a Democracia aos Portugueses" (título meu) por Pedro Arroja, no Portugal Contemporâneo. Uma longa mas curiosa parábola sobre a cultura católica e a substituição do negócio das almas pelo negócio dos votos.

5 comentários:

NJRT disse...

O Pedro Arroja tem um petit probléme, que é dar à religião a importância que ela não merece, nem tem.

Relativamente ao texto em si, e à sua clara analogia à transição do fascismo para a democracia, está mais uma vez errada. O Estado Fascista surgiu como uma maneira do grande patronato da altura se institucionalizar como poder político, após da agitação sindical e da nacionalização de uma empresa tabaqueira.

Já agora...numa suposta auto-estrada à la Pedro Arroja, acreditas mesmo que todos ou sequer a maioria teria acesso a um carro, por chungoso que fosse, para poder viajar nessa auto-estrada?

Metaforicamente falando...claro.

Hugo Monteiro disse...

Nélson:

A cultura católica já cá está há muito mais tempo que o fascismo.

Hugo Monteiro disse...

"Já agora...numa suposta auto-estrada à la Pedro Arroja, acreditas mesmo que todos ou sequer a maioria teria acesso a um carro, por chungoso que fosse, para poder viajar nessa auto-estrada?"


Estás a dizer que as pessoas não procuram a redenção? Tenho ideia que vivemos num país com 95% da população católica...:P

PR disse...

«O Pedro Arroja tem um petit probléme, que é dar à religião a importância que ela não merece, nem tem.»

E partilha esse problema com o Max Weber e o David Landes, provavelmente...

Hugo Monteiro disse...

"E partilha esse problema com o Max Weber e o David Landes, provavelmente..."

Bawww... Quem são esses senhores? xD