terça-feira, setembro 30, 2008

Aberração

Os comentadores políticos da praça estão aparvalhados. Diz que não há disciplina de voto nos «States». Diz que lá os representantes podem votar no que lhes apetecer. Diz que a maioria desrespeitou as directivas da Casa Branca e dos seus representantes partidários. Em terras lusas, tal feito é aberrante. Parece que a democracia (moderna) mais antiga do mundo deu uma lição de moral aos que dela tanto desdenham.

2 comentários:

NJRT disse...

Não sei se a liberdade de disciplina de voto dos deputados(congressistas nos States) é assim tão salutar para a democracia.
Os deputados são eleitos nas eleições legislativas e os cidadãos eleitores têm aí o partido muito mais em conta nas suas escolhas do que o deputado em si.
A disciplina de voto é uma maneira de assegurar que a vontade dos eleitores é respeitada nos assuntos votados na assembleia, senão as legislativas seriam apenas a eleição de uma elite governativa.
Embora eu acredite que os deputados da assembleia deveriam primeiro reunir ou ficar a saber a opinião dos seus eleitores em cada área do país antes de tomar qualquer decisão.

Agora relativamente ao assunto do casamento homossexual, existe uma clara hipocrisia na disciplina de voto do PS, eles sempre se mostraram progressistas nestes assuntos, o caso da JS, e agora votam contra.

Paulo Lopes Silva disse...

E reunem. As bancadas parlamentares tomam decisões em conjunto. Faz todo o sentido a disciplina de voto em inúmeras situações. Infelizmente nesta, tomaram a decisão errada, tornando o NÃO como disciplina. Porque sejamos sinceros, se a disciplina de voto tinha sido SIM, não andava toda esta contestação por esse país fora. Quando muito haveriam outras vozes de revolta...