quarta-feira, novembro 12, 2008

Circo

As notícias relacionadas com o ensino andam a roçar o nível da atracção de feira popular. Desde os ovos em Fafe até à manifestação dos professores em Lisboa, o país está a mostrar aquilo que realmente é. Por mais objectos que sejam arremessados, não é assim que a situação se compõe. O Ministério da Educação, como está bom de ver, vai ceder. Caso contrário, os professores vão fazer pressão para tirar votos ao PS que, já de si, não vai obter a maioria absoluta. Assim, qualquer reforma de grande monta está afastada até, pelo menos, 2017. O próximo mandato já foi pelo cano. Quem lá for parar, sem maioria absoluta, vai, indubitavelmente, «guterrar». E já sabemos as implicações que isso vai ter para o país. Repito o que disse quando fui tomar as vacinas: olhe, vemos-nos na próxima década.

PS: Se estiverem atentos ao primeiro vídeo vão reparar num detalhe muito interessante: a presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária. Há uma lei primordial no associativismo do ensino secundário: há sempre a lista A, dos Betinhos, e a lista B, dos Drogados. Adivinhem a qual ela pertence. Nunca falha.

2 comentários:

NJRT disse...

Existe uma franca ignorância quando se fala deste assunto e os defensores da avaliação caem nela por assumirem que esta tem um carácter reformista. Deixo-te aqui este site para veres o tipo de "avaliação" proposta" pelo governo.

http://arrastao.org/educacao/o-que-e-preciso-e-avaliar-os-boemios-que-vao-para-a-escola-so-para-dar-nas-vistas-com-roupa-vistosa/

Já agora...a política de ensino do governo tem sido cortar o investimento e mascará-los com o Magalhães, como se tecnocratizar a escola por si só vá resolver os problemas todos do sistema educativo português. A indiferença que o Ensino Superior tem tido ao ponto de se privatizá-lo, merece todo o tipo de luta por parte dos estudantes, que são os mais prejudicados com as medidas.
E já agora? se não se lutam contra estas medidas através de protestos, como se luta?

Ao investimento no Ensino do Governo só tenho uma coisa a dizer: Cada tiro, cada melro.

NJRT disse...

correcção: ao investimento no Ensino por parte do Governo....