quinta-feira, novembro 27, 2008

Muito Recomendado

Um pouco de História:

São sem dúvida insondáveis os critérios que levam à escolha dos dias feriados. Mas se a importância histórica das datas fosse determinante na atribuição desse estatuto então 25 de Novembro seria feriado nacional pois a sociedade portuguesa é muito mais o resultado do 25 de Novembro de 1975 do que do 25 de Abril de 1974. Das bravatas castrenses de Spínola tal como das divagações de Vasco Gonçalves ou até do nacional porreirismo de Otelo pouco nos sobrou para lá dumas recordações tão pitorescas quanto anacrónicas. O que somos nasceu muito mais dos compromissos estabelecidos a 25 de Novembro de 1975 do que de qualquer outro processo, revolucionário ou não. Ou talvez o mais verdadeiro seja o facto de o 25 de Novembro de 1975 ser a mais portuguesa das datas da nossa História recente. Ver o artigo completo.

Helena Matos via Blasfémias.

3 comentários:

NJRT disse...

Ao que tu chamas história, eu chamo revisionismo.

E sim, é verdade que o Portugal actual é mais fruto do 25 de Novembro do que o 25 de Abril, daí talvez se expliquem os atropelos aos direitos, liberdades e garantias constantes na Constituição e as contínuas mudanças nesta para agradar a sectores que nada têm a ver com a população portuguesa, exceptuando na parte em que estes querem tratar a nossa população e massa laboral em instrumentos de produção, sempre em nome do progresso(Porque o resultado das mudanças para o progresso deu o que deu).

Basicamente, desistimos do projecto erigido a 25 de Abril, difamou-se quem nele participou e se durante os anos 80 quem mandava no que nós fazíamos era o FMI, agora é a UE que nos escolhe os movimentos. Para o futuro? Quem sabe? Talvez seja a OMC ou qualquer outra instituição que grita 'liberdade e mercado livre' por tudo e por nada a ditar os nossos destinos.

Se há duas coisas que não faço é chamar democracia ao regime em que vivemos e ter orgulho neste país.

Mas prontos, a direita liberal, filha directa da direita que mandou em Portugal durante 48 anos, aclama o 25 de Novembro como a "sua revolução". Façam-no. Só demonstram quem realmente são e o que realmente defendem.

Hugo Monteiro disse...

Chama-lhe o que quiseres. Se fosse como os senhor Álvaro queria, tínhamos andado todos aos tiros.

Só não venhas dizer que a direita liberal é filha da anterior porque isso é mentira. Ainda há por aí muitos salazaristas ressabiados e garanto-te que não são liberais.

Rui Afonso disse...

A minha alma volta a ficar parva. Só quem não sabe o que foi o 25 de Novembro pode disparatar tais dislates. Otelo ficará feliz em ler o comentário do Nelson. Ainda tem um, pelo menos um, apoiante da sua iniciativa (com as FP25) de fuzilar todos os anti-comunistas da época. Isto, sim, é democracia.